Kostal

A Kostal Eletromecânica Ltda. é uma subsidiária da multinacional alemã KOSTAL, consagrada na indústria de componentes eletrônicos, eletromecânicos e mecatrônicos para a indústria automotiva. Foi fundada em 1912 por Leopold Kostal na cidade de Ludenscheid, na Alemanha. Em 1927 produziu  seus primeiros produtos para a indústria automobilística. Em 1973 começou a expansão internacional e chegou ao Brasil no ano de 1978.  Atualmente possui 34 plantas em 17 países com mais de 14 mil colaboradores.

Solução

A Kostal precisava desenvolver o sistema embarcado de um modelo de rastreador/bloqueador na arquitetura V850. No entanto a alta demanda de projetos exauriu a capacidade produtiva do setor de engenharia. Quanto menor o tempo que o produto demora para passar da linha de produção para a manufatura, mais rentável fica para a Kostal e melhor para o cliente.
Assim optou-se por desenvolver o produto junto com a Guenka Software, que já possuía mais de 6 anos de experiência no setor automotivo, desta forma permitia manter a qualidade requerida pela indústria e pela Kostal.

Tecnologia

Para a modelagem do sistema utilizou-se UML no diagramas com emprego da ferramenta Enterprise Architect (EA). O código fonte foi desenvolvido em C IAR, todo o processo de desenvolvimento respeitou os padrões MISRA, ideais para este segmento e o MPS.Br para a qualidade do projeto.

Benefícios

O desenvolvimento foi sob as especificações solicitadas, seguindo testes de bancada e plano de testes. Também foram realizados testes em veículos e efetuada toda a documentação do projeto.
Padrão de qualidade nos projeto seguindo o modelo MPS.Br e de qualidade do Software seguindo o modelo MISRA, solicitado pela indústria. Com isso a Kostal manteve a mesma qualidade em seus produtos, terceirizando essa ramificação para a Guenka e pode focar sua equipe de engenharia em outros projetos, ganhando assim agilidade e rentabilidade.